ST#003 – Detetive: Investigação nostálgica

ST#003 – Detetive: Investigação nostálgica

ST#003 – Detetive: Investigação nostálgica | Entrevistados: Gian Paolo e Vivian Rodrigues (Jogacomigo.bg)

A ideia para criar o jogo que conhecemos como Detetive, trazido ao Brasil pela Estrela no final da década de 70 surgiu quando o músico inglês Anthony Ernest Pratt tocava em hotéis no interior da Inglaterra no período da Segunda Guerra Mundial. Parte do entretenimento oferecido aos hóspedes eram os chamados Murder Mystery Games. Estes jogos eram extremamente populares na época, onde atores e hóspedes representavam personagens envolvidos em uma trama de um assassinato e o objetivo era descobrir, a partir de uma série de pistas, quem era o assassino. Aí, juntando a popularidade desse tipo de entretenimento e a paixão de Anthony por histórias de detetives e ficção policial, ele e sua esposa começaram a desenvolver o jogo.

Em 1945, Anthony Pratt apresentou sua ideia para Norman Watson da fabricante de jogos Waddingtons, que viu o jogo com um imenso potencial, porém devido a escassez de alguns materiais pós Segunda Guerra Mundial, o jogo só pôde ser lançado em 1949 com o nome de Cluedo (uma combinação de Clue + Ludo). Já nos Estados Unidos o jogo licenciado pela Parker Brothers foi chamado somente de Clue.

O jogo é composto por um tabuleiro, 6 peões (que são os suspeito: Srta. Rosa, D. Branca, Cel Mostarda, Sr. Marinho, D. Violeta e Professor Black), 6 armas, um dado e 21 cartas. É importante ressaltar que existem algumas diferenças entre a ideia original e o jogo que foi lançado de fato. Por exemplo, na ideia original eram 10 personagens e não 6, 11 salas e não 9, 9 armas e não 6, alguns nomes foram mudados e alguns outros detalhes de jogabilidade também foram alterados. No início do jogo, três cartas (uma de suspeito, uma de cômodo e uma de arma) são escolhidas aleatoriamente e depositadas em um envelope secreto. A partir daí começa o jogo e o objetivo é resolver o grande mistério: Quem é o assassino do rico Industrial Dr. Pessoal, em qual aposento de sua mansão o crime foi cometido e qual a arma usada.

Detetive (última versão) – Ficha técnica:

  • Idade recomendada: A partir de 8 anos
  • Participantes: 3 a 8
  • Duração: 45 minutos

Este post tem 2 comentários

  1. Renata

    Podcast leve de ouvir e super envolvente!! Me fez lembrar da minha infância e das anotações confusas que eu fazia nas fichas do Detetive para descobrir quem era o assassino! Parabéns pelo trabalho! 🙂

  2. @Feponci

    Top demais pra variar!
    Estou adorando os Podcasts!!!
    Parabéns meninos.

Deixe uma resposta