ST#001 – It’s war!

ST#001 – It’s war!

ST#001 – It’s War | Entrevistado: Romir Paulino (Romir Play House)

Em 1972, quatro engenheiros da Politécnica da Universidade de São Paulo (Gerald, Roberto, Oded e Valdir) decidiram fundar uma empresa de jogos de tabuleiro, a GROW.

O nome GROW foi formado pelas iniciais dos nomes dos fundadores, somente trocando o V de Valdir por W para que ficasse com mais sonoridade e em uma garagem no bairro da Mooca em São Paulo eles montavam manualmente seu primeiro produto: o jogo War.

O jogo tinha como base o jogo americano Risk. Em 1957, o cineasta francês Albert Lamorisse desenvolveu um jogo chamado “La Conquete Du Monde” (A Conquista do Mundo), composto por um tabuleiro impresso com um mapa do mundo dividido com alguns países específicos, algumas pecinhas de madeira colorida, carta e dados. Em 1959, a editora do jogo, a Miro Company, levou o jogo para a americana Parker Brothers, que prontamente lançou a versão em inglês, chamada de Risk. Vale ressaltar que a marca Parker Brothers foi comprada pela Hasbro em 1991 e hoje, no Brasil, podemos comprar tanto o Risk da Hasbro quanto o War da Grow.

War pode ser jogado de 3-6 jogadores e é indicados para maiores de 10 anos. Ele é disputado em um tabuleiro que representa o mundo dividido em 6 regiões (Europa, Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Oceania). Cada jogador recebe uma carta com um objetivo e quem completa-lo primeiro é o vencedor. Pra isso em cada rodada ou turno, temos o embate de exércitos contra exércitos, realizados com o auxílio dos dados. Vermelho: ataque e amarelo: defesa.

Ao longo dos anos o jogo foi recebendo algumas novas versões e versões especiais. A edição especial de War, por exemplo, substitui as pecinhas simples por soldadinhos e tanques de guerra. A edição Júnior deixa o jogo mais simples e mais rápido e por aí vai.

War – Ficha técnica:

  • Idade recomendada: A partir de 10 anos
  • Participantes: 3 a 6
  • Duração: Pode durar bastaaaante tempo 🙂

Este post tem 6 comentários

  1. Carla Coda

    Amooooo esse jogo!!!

    1. Ricardo Cesar

      Eu curti demais este episódio! Resgatou ótimas lembranças e trouxe muita informação e curiosidades deste universo. Foi muito bom conhecer um pouco dos bastidores dos principais jogos de tabuleiro. Parabéns pelo belíssimo projeto. Sucesso.

  2. @Feponci

    Mano… curti demais este episódio.

    Adoro esse jogo, infelizmente não joguei muito, mas as poucas as vezes que joguei, curti pra caramba!

    Vou acompanhar sempre! Top demais!

  3. Luiz

    Super bacana, vou indicar para os amigos que tbm gostam de jogos.
    Sucesso

  4. Ana Paula

    Top !! Adorei a proposta!!

  5. Danilo Gomes

    Muito bom, gostei de mais da introdução do jogo e as histórias do jogo kk

Deixe uma resposta